Top

Sobre

SOBRE MIM

 

Karinna Bidermann Monte Alegre Forlenza é empresária, mentora, coach, palestrante, TEDx speaker e escritora. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), tem pós-graduação em Arteterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e curso de extensão universitária em Gestão de Organizações para o Terceiro Setor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), curso em Responsabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), curso de Business Management pela IESE Business School, da Universidade de Navarra, em Madri, e atualização em Administração para Líderes de Alto Potencial pela Fundação Dom Cabral.

Tem certificação internacional em Coaching Ontológico pela NewField Internacional Education, com o Dr. Rafael Echeverria, e fez certificação internacional durante três anos em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago do Chile, com o professor Humberto Maturana. Participou de vários workshops, cursos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, entre eles o Private’s Intensive, com David Deida, em Ojai, Califórnia, a BSchool, de Marie Forleo, de Nova York, e o Money Bootcamp, com Denise Duffield-Thomas, na Austrália. Estudou Coordinated Management of Meaning (CMM) pelo CMM for Personal and Social Evolution, EUA, com a Dra. Linda Blong, e cursou o Polarity Teacher’s Training com Michalea Boehm, em Amsterdã, Holanda. É a única sul-americana formada em Gender Intelligence Coaching pelo Mars and Venus Coaching Institute com o Dr. John Gray, especialista e autor best-seller da série “Homens são de Marte, mulheres são de Vênus”.

Foi executiva de Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade em grandes empresas e instituições como Lloyds Bank, Instituto Ethos, e Vivo/Telefônica, onde ocupou a Diretoria do Instituto Vivo. A seguir, ocupou o cargo foi Diretora-executiva do Grupo Rogatis. Em 2012, fundou sua empresa de Consultoria e Coaching Executivo, a Karinna Forlenza Ltda., pela qual atende empresas e lideranças com palestras, workshops, cursos, coaching e mentorias. É TEDx speaker do tema Gender Intelligence, em palestra intitulada “Vamos falar sobre os homens”. É ainda autora do livro Propósito – 20 dicas para criar o seu, e mãe de Benjamin (8 anos) e Olívia (10 anos).

SOBRE MINHA HISTÓRIA

 

A questão do que significa ser mulher e do que significa ser homem, tanto no âmbito pessoal quanto na sociedade, esteve presente na minha vida desde que eu era muito pequena. Apesar de nascer como uma linda menininha, biologicamente perfeita, fui criada como menino, e durante muito tempo essa foi a tônica da minha vida. Eu nunca tive dúvidas de que eu era do sexo feminino, mas a verdade é que “ser menino”, ou melhor, ser tratada como alguém do sexo masculino, e até confundida com tal, me foi conveniente durante muito tempo. Era mais seguro ser menino, era muito mais confortável. Principalmente depois que passei por uma experiência que me marcou de maneira triste e profunda, e que infelizmente não fui a única a vivê-la, já que ela se repete todos os dias, principalmente com meninas: na passagem da infância para a adolescência, lá pelos meus 11 anos, quando meu corpo começava a tomar forma de mulher, sofri abuso. Mais de um. E por homens de confiança da minha família.

Não tive como lidar com isso na época, e tentei me defender das dores reafirmando mais ainda as expectativas que tinham em relação a mim. Fui tentar agradar meu pai prestando vestibular para Administração de Empresas, a carreira que “um filho homem perfeito” faria (na minha cabeça, claro). Aos poucos, talvez por uma questão de sobrevivência ou autodefesa, os fatos dolorosos da minha puberdade foram sendo jogados para debaixo do tapete da inconsciência. Só relembrei aos 26 anos o que tinha acontecido na minha puberdade, e isso me ajudou a explicar o que sentia (mas não a me livrar): uma raiva inexplicada e uma agressividade gratuita. E enquanto eu tentava me proteger desse algo que não sabia o que era, buscava ser relevante no universo do mercado de trabalho, no qual, mais uma vez, “masculinizar-se” em atitudes e pensamentos era bom e resultava em ascensão de carreira e sucesso.

Trabalhei no mercado financeiro e me tornei uma executiva bem-sucedida no mundo corporativo, mas também fui buscar meu caminho de cura. Encontrei duas duas grandes vertentes: a primeira foi me autorizar a ser mulher. Fiz terapia para tratar do trauma, e também fui atrás de aprender mais sobre o que era isso fazendo cursos, frequentando grupos de mulheres, participando de workshops de sagrado feminino, estudando, lendo muito, e usando a mim mesma como laboratório de descobertas. O segundo caminho foi justamente espiar o outro lado, ou seja, fui procurar entender os homens. E o que encontrei foi algo que mudou minha visão e inaugurou um universo de possibilidades. O que acontece do lado de lá? Por que eles são como são? Do que deriva seus comportamentos, tantas vezes agressivos, violentos e abusivos? Qual é a jornada que possibilita essa conformação? E mais: como estamos nos aproximando – ou nos distanciando – deles em nosso dia a dia?

Foi na busca de entender mais sobre como homens e mulheres coabitam espaços de trabalho, de família, de relacionamentos, de amizade, de afeto, e do quanto estamos juntos para criar relações melhores que percebi que pisamos em um terreno de muitos problemas de comunicação, o que cria ambientes de pouca confiança, muito medo e um abismo que nos deixa muito distantes e divididos. E de que adianta pensar que de um lado estão os homens, quase como algozes, sentados em seus tronos de poder, e do outro estão as mulheres, em uma luta desigual por seus direitos que parece não ter fim? A situação de divisão causava dor para mim e para todos. Era preciso haver uma solução, uma síntese.

Isso me motivou a estudar mais e mais e a me aprofundar no entendimento de como homens e mulheres funcionam na sua natureza, e também como os aspectos masculino e feminino dentro de homens e de mulheres podem ajudar no autoconhecimento. Busquei formação e certificação com pessoas de referência na área, como Michaela Boehm, David Deida, Humberto Maturana, John Gray e outros e comecei a divulgar, sistematicamente o que eu aprendi a respeito. Comecei fazendo coaching e palestras para ajudar pessoas na minha própria equipe, passei a atuar em carreira solo como coaching e palestrante para outras empresas e profissionais, e acabei desenvolvendo uma metodologia. Minhas ideias ganharam um âmbito mais amplo e subi no palco do TEDxSão Paulo para falar sobre o assunto e escrevi e publiquei meu primeiro livro.

Quando achei que havia superado as barreiras que sempre tinham me impedido de ir mais longe, eis que recebo o diagnóstico que ninguém quer ouvir: câncer. Durante todo o tratamento, que se revelou a maior e mais dura jornada que enfrentei até então, pude rever de fato todos os meus valores e pensar em todas as pessoas que passam por situações de vida ou morte. O que de fato importa, e quem de fato importa na vida ficou cristalino e claro para mim. Decidi que minha prioridade seria auxiliar as pessoas a também superarem suas barreiras mais difíceis, a não conformar-se com dificuldades e a melhorarem o entendimento de suas diferenças, pois o que consideramos “normal” não existe. Nossa maior riqueza está justamente em nossas diferenças. Hoje estou curada e feliz em fazer o melhor sei fazer: ajudar as pessoas a serem elas mesmas, acolhidas em suas diferenças, para poderem conviver com mais paz, respeito e harmonia neste mundo.

EVENTOS, PALESTRAS, WORKSHOPS E MÍDIA

2018

  • Palestra: Como fazer a ponte entre homens e mulheres no trabalho. Zodio Brasil, São Paulo.
  • Palestra: Como fazer a ponte entre homens e mulheres no trabalho. Dia das mulheres para o corpo gerencial na BNP Paribas, São Paulo.
  • Apresentação: para comitê crítico de influencers da nova linha de campanha publicitária, a convite do Plano de Mulher e BETEC, juntamente com Eliane Dias, Clara Averbuck e Yzalu para a Eqlibri/Pepsico, São Paulo.
  • Entrevista: para Rafaela Cappai no seu programa semanal Vamo que Vamo convida, falando sobre Propósito, polaridades masculina e feminina e prosperidade, em São Paulo.
  • Workshop: Gestão de estresse para BNP, São Paulo.
  • Palestra: Propósito e Qualidade de Vida para BNP, São Paulo.
  • Palestra: Como construir seu Propósito, para Grupo Sulamérica, São Paulo.
  • Palestra: Quatro Passos para construir seu Propósito e transformar sua história, na Virada Sustentável, São Paulo.
  • Palestra: Quatro Passos para construir seu Propósito e transformar sua história, na Virada Zen, São Paulo.
  • Workshop: How to hack your stress, para Certmedica, Bangkok, Tailândia.
  • Palestra: Como hackear seu estresse, para Grupo HPlus Hoteis, Brasilia, DF.

2017

  • Matéria: Energia feminina, Revista Bravo.
  • Palestra: Seu propósito e como seguir o coração para tomar a decisão certa, na Casa TPM, São Paulo.
  • Palestra: Como o autoconhecimento afeta as relações financeiras, no Festival Path, com Denise Damiani, São Paulo.
  • Mesa redonda: A relação do homem com sua imagem no evento Homem Brasileiro, São Paulo.
  • Mesa redonda: A relação do masculino, com Brotherhood, na Virada Sustentável, com José Bueno, Gustavo Tanaka e Fernando Belatto, São Paulo.
  • Palestra: Como usar as energias masculina e feminina para lidar com o medo e empreender com Propósito, no Congresso Internacional Mulher Empreendedora, São Paulo.
  • Evento Mulheres Disruptivas, organizado pela agência IDHouse pelo Dia da Mulher.
  • Aula Pós-graduação:  Curso Liderança e Inovação na ESPM, São Paulo.
  • Entrevista: Como usar as suas energias para empreender, programa de empreendedorismo do Sebrae.
  • Palestra: Por que homens e mulheres colidem, para o site Exnap.
  • Artigo: O feminino em todos nós, revista TPM
  • Palestra: Como utilizar suas energias masculina e feminina para lidar melhor com o dinheiro e encontrar propósito, para o corpo gerencial e diretivo da Avante.
  • Curso: Money (un)block, sobre como usar as energias masculina e feminina para abrir o fluxo da prosperidade.
  • Palestra: A chave para relacionamentos mais conscientes está correndo em suas veias no espaço Okavango.
  • Diversas outras palestras abertas e em empresas, entre as quais Firmenich e Neo Law.

2016

  • Palestra TEDxSãoPaulo: Vamos Falar sobre os Homens
  • Artigo: A força do feminino, site da Revista TPM.
  • Aula na Pós-graduação da ESPM sobre masculino e feminino no de Curso Liderança e Inovação
  • Palestra: Polaridade Masculina e Feminina, na Virada Zen, São Paulo.
  • Workshop: Polaridades Masculina e Feminina, com organização de Karina Barretto.
  • Mediação de grupo de homens, a convite do Mestre de Aikido e arquiteto social José Bueno.
  • Mesa redonda: Relações afetivas, feminismo e dinheiro, no lançamento do livro Ganhar, Gastar, Investir, de Denise Damiani, na Livraria Cultura, com participação de Jules de Faria, Liliane Prata, editora da revista Claudia, e mediação de Cinthia de Almeida,
  • Webseminário: Polaridades energéticas e Criatividade, a convite de Denis Elias, no Evento Homem Brasileiro –
  • Mesa redonda: O novo homem, gravado pela Rádio Vozes, da jornalista Patrícia Palumbo
  • Palestra de lançamento do meu livro Propósito, 20 dicas para criar o seu, editora Pólen Livros.
  • Curso: Ligue os Polos, 1a, 2a e 4a turmas, São Paulo.
  • Curso: Ligue os Polos, 3a turma, Belem do Pará.
  • Matéria: sobre o lançamento do meu livro Propósito, Revista Claudia, outubro.
  • Palestra: A polaridade das energias Masculina e Feminina, para a A Kind
  • Banca de Ajuda a Projetos do curso Laboratório de Sonhos, Bel Pesce

2015

  • Condução de dinâmica para corpo diretivo e gerencial da Braskem, lançamento de seu novo conjunto de Missão, Visão e Valores
  • Condução de grupo de mulheres sobre resgate do feminino (de 2014 até julho de 2015)

2014

  • Cocriação e aulas na 1a turma do Programa Transformação empreendedora, em conjunto com Ação Empreendedora, junto a Julio Gabriolli, Bel Pesce, e outros.
  • Consultoria e dinâmica para corpo gerencial e diretivo da GoOn Consultoria de Crédito
  • Workshop: Propósito para grupo de mulheres

Vamos fazer a mágica acontecer?

Entre em contato para saber como mudar sua história de carreira!

Depoimentos